Pryor na Mídia
linkedin facebook instagram youtube

Insights

ANS aprova reajuste de 15,5% nos planos de saúde

Aumento é o maior da série histórica iniciada em 2000

blog-01

A Agência Nacional de Saúde (ANS) aprovou um aumento de 15,5% nos planos de saúde individuais e familiares. O reajuste vale para todos os planos médico-hospitalares regulamentados, ou seja, contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. A decisão foi tomada em 26 de maio, com apreciação do Ministério da Economia e aprovação da Diretoria Colegiada.

O valor do reajuste é o maior da série histórica, iniciada em 2000, ficando à frente dos 13,57% de 2016. O cálculo para se chegar a este número leva em conta as variações nas despesas assistenciais e o IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Segundo as informações mais recentes, o Brasil tem quase 50 milhões de beneficiários de planos de saúde. O novo índice deverá afetar cerca de 8 milhões deles.

O aumento começou a valer para os contratos com aniversário entre maio deste ano e abril de 2023. O percentual de 15,5% é o valor máximo que poderá ser aplicado em cima das mensalidades.

Vale lembrar que os planos de saúde foram reajustados com percentual negativo em 2021 pela primeira vez na história (-8,19%), resultando na diminuição do valor das mensalidades entre maio daquele ano e abril de 2022. Houve queda na realização de procedimentos, como consultas, exames e cirurgias, em 2020, ano da pandemia, em decorrência das medidas protetivas adotadas para evitar a disseminação da covid-19.

É possível, então, concluir que o reajuste acumulado de 15,5% deste ano e o reajuste de -8,19% do ano passado equivale a um aumento de 2,97% anual nestes dois anos de pandemia.

Os beneficiários devem ficar atentos às informações contidas no boleto de pagamento da mensalidade, devendo verificar se o aumento de 15,5% está sendo respeitado e se está sendo cobrado a partir da data de aniversário do contrato. Ao verificar qualquer irregularidade, é possível entrar em contato com a ANS por telefone (0800 701 9656) ou pelo “Fale Conosco” no endereço eletrônico http://www.gov.br/ans.

Os beneficiários que quiserem mudar de plano de saúde podem fazer a portabilidade de carências para outra operadora. Para isso, deve consultar o Guia ANS para fazer as devidas comparações.

Para os melhores benefícios e seguros corporativos aos seus colaboradores, conte com o apoio da Pryor Global. Sempre atentos às mudanças no mercado, oferecemos os melhores produtos considerando o negócio de cada cliente. Agende uma conversa conosco e saiba como podemos ajudá-lo.

Compartilhe essa postagem

Posts recentes

Categorias

Social

Deixe uma resposta

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




pt_BRPT_BR