Pryor na Mídia
linkedin facebook instagram youtube

Insights

Nova alíquota de IOF: saiba quanto você vai pagar em 2024

Os brasileiros estão familiarizados com o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), pois é uma taxa que incide em diversas transações financeiras realizadas no país. Ele é regulamentado pelo governo federal e pode variar de acordo com o tipo de operação. Além das operações de câmbio, o imposto é aplicado em operações de crédito, como empréstimos e financiamentos, seguros, operações com títulos e valores mobiliários, entre outras.

Imagem 3 com o logo

Para o ano de 2024, uma importante atualização relacionada ao IOF é a redução da alíquota de 5,38% para 4,38% em operações de câmbio. Essa diminuição representa uma mudança nas condições financeiras para os brasileiros envolvidos em transações cambiais, tornando as operações internacionais potencialmente mais acessíveis e menos onerosas.

É importante mencionar que essa redução faz parte de um cronograma estabelecido pelo governo, conforme previsto no decreto nº 11.153, de julho de 2022. Segundo esse decreto, a alíquota do IOF em operações de câmbio continuará a diminuir em um ponto percentual anual até o ano de 2028, quando o imposto será extinto. Essa medida reflete compromissos assumidos pelo Brasil, em consonância com diretrizes internacionais, notadamente aquelas estipuladas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Inicialmente estabelecida em 6,38%, a alíquota foi reduzida para 5,38% em 2023. Em 2024, diminuiu para 4,38%, seguida por uma redução para 3,38% em 2025. Nos anos subsequentes, a alíquota continuará a diminuir, alcançando 2,38% em 2026, 1,38% em 2027, e atingindo 0% em 2 de janeiro de 2028.

A mudança é especialmente positiva para os brasileiros que realizam compras no exterior. Com a diminuição do imposto sobre operações de câmbio, os consumidores que efetuam transações internacionais, como compras em moeda estrangeira com cartão de crédito, vão experimentar uma diminuição nos custos associados a essas operações.

A redução progressiva das alíquotas do IOF ao longo dos anos não só demonstra a estratégia do governo em fortalecer a competitividade internacional do Brasil, mas também indica um alívio financeiro para os brasileiros que realizam transações no exterior. Essa mudança busca tornar as operações internacionais mais acessíveis e atrativas, beneficiando diretamente os consumidores e fomentando um ambiente propício para o comércio global.

Na Pryor Global, nosso setor de consultoria e gestão de câmbio está comprometido em proporcionar soluções eficientes e personalizadas para nossos clientes. Tenha um parceiro dedicado a simplificar e potencializar suas operações cambiais, adaptando-se de forma ágil e estratégica às dinâmicas do mercado financeiro global.

Fale com nosso time agora mesmo!

Compartilhe essa postagem

Posts recentes

Categorias

Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




pt_BRPT_BR