Pryor na Mídia

Insights

Plano de saúde para empresas: como funciona e quais os benefícios para os colaboradores?

No último dia 07 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Saúde, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para incentivar a reflexão sobre hábitos saudáveis e qualidade de vida. Nesse contexto, a Agência Nacional de Saúde  Suplementar (ANS) convidou as operadoras dos planos de saúde para uma ação conjunta sobre a importância desses temas.

IMAGEM~1

A participação das operadoras é muito importante em um momento de alta procura por planos de saúde. Em setembro do ano passado, o Brasil bateu a marca de 50,5 milhões de usuários ativos, segundo a ANS, o maior número em 8 anos. Na comparação com 2021, o crescimento foi de 1.590.912 de beneficiários.

Ganhando cada vez mais importância na vida pós-pandêmica, o plano de saúde se tornou um benefício valorizado pelos trabalhadores em busca de melhores condições de trabalho. Para as empresas, pode ser um diferencial na hora de atrair e reter os melhores profissionais.

Como funciona o plano de saúde para empresas?

Existem algumas modalidades de contratação de plano de saúde para empresas. As principais são:

  • PME (Pequenas e Médias Empresas) – de 2 a 99 vidas
  • Empresarial – a partir de 100 vidas

O plano de saúde pode ser custeado de forma integral ou parcial pela empresa; neste último caso, o colaborador arca com uma parte. É o chamado plano contributário. Há também o modelo de coparticipação, quando o beneficiário paga um valor à parte pelas consultas e exames que realiza, por exemplo.

Vale ressaltar que, na maioria dos casos, a empresa não é obrigada a oferecer esse benefício. Da mesma forma, o colaborador não é obrigado a aceitá-lo, caso já possua um convênio médico particular, por exemplo, a não ser que o plano contratado pela empresa seja compulsório – ou seja, obrigatório a todos que constam no FGTS.

Em alguns casos, é possível incluir dependentes, como filho(s) e cônjuge.

O que saber antes de adotar o benefício saúde na sua empresa?

Para escolher o plano de saúde para empresas ideal, é importante conhecer o perfil dos colaboradores. O valor da mensalidade pode ser impactado por diversos fatores, como doenças crônicas pré-existentes e idade. Há dez faixas etárias estipuladas pela ANS, sendo a primeira de 0 a 18 anos e a última, 59 anos ou mais. Também é possível calcular um custo médio, que leva em conta o número de beneficiários e o risco associado.

Existem várias modalidades de planos de saúde, cada uma com benefícios específicos. Por exemplo, algumas modalidades oferecem acomodação em enfermaria ou apartamento durante internação, enquanto outras permitem o atendimento em uma rede referenciada de abrangência regional, nacional e até mesmo internacional.

Plano de saúde: ganhos para a empresa e para o colaborador

Em um cenário de concorrência acirrada entre empresas na busca e retenção dos profissionais mais talentosos, oferecer os melhores benefícios do mercado pode ser um diferencial. Cuidar da saúde física e mental é uma das metas de grande parte da população, de acordo com uma pesquisa da V.Trends. Portanto, contratar um plano de saúde para os seus colaboradores pode ser uma aposta certeira.

Para ajudá-lo nessa empreitada, conte com uma empresa parceira.

A Pryor Global atua no segmento de benefícios e seguros corporativos, trabalhando em conjunto com as principais operadoras e seguradoras do país. Nosso portfólio inclui soluções personalizadas para cada tipo de negócio.

Vamos conversar? Entre em contato agora mesmo.

Compartilhe essa postagem

Posts recentes

Categorias

Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




pt_BRPT_BR