Pryor na Mídia

Insights

Fraude nos planos de saúde continuam em alta; saiba identificar

Em 2023, fora registrados mais de dois mil casos de fraude nos planos de saúde. No agregado dos últimos cinco anos, o número sobe para mais de quatro mil. Os dados são da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) e preocupam o setor, que tem intensificado as medidas tomadas para combater essa conduta criminosa.

Imagem 2 com o logo

De acordo com a federação, o problema se intensificou durante a pandemia de Covid-19, provocado pelo aumento do uso de tecnologias digitais. Os reembolsos foram identificados como uma importante área vulnerável para essas atividades fraudulentas.

A fraude pode se dar de várias maneiras, dentre as quais:

  • Falsificação de documentos para obter cobertura ou medicamentos sem necessidade.
  • Declaração de informações falsas sobre histórico médico ou condições pré-existentes para obter cobertura.
  • Uso indevido do cartão do plano de saúde por outra pessoa.
  • Encaminhamento fraudulento para procedimentos médicos ou exames desnecessários.
  • Fracionamento de recibos médicos.
  • Falsificação de receitas médicas para obter medicamentos ou tratamentos não prescritos.
  • Criação de sites falsos para emitir ou modificar boletos de planos de saúde, golpe virtual.

Cometer fraude em plano de saúde pode resultar em consequências sérias. É considerado crime em muitas jurisdições, o que pode levar a processos criminais, resultando em multas, prisão ou outras penalidades legais. Além disso, a pessoa que comete fraude pode perder os benefícios do plano de saúde, incluindo cobertura médica, odontológica e outros serviços essenciais.

Em casos mais graves, a operadora do plano de saúde pode excluir permanentemente a pessoa que cometeu fraude. Essa exclusão pode resultar em sérias dificuldades de acesso a cuidados médicos e tratamentos no futuro.

Por fim, é importante mencionar que a pessoa que comete fraude pode ser obrigada a reembolsar todos os custos incorridos devido à fraude. Isso inclui pagamentos indevidos feitos pelo plano de saúde e quaisquer custos associados às investigações realizadas para apurar a fraude.

Em resumo, as consequências da fraude são diversas e podem ter um impacto significativo na vida da pessoa envolvida.

As fraudes comprometem o funcionamento dos planos de saúde e causam prejuízos financeiros significativos. É essencial agir constantemente para manter a confiança no setor. Embora a maioria dos usuários e prestadores seja íntegra, é fundamental envolver a sociedade na luta contra as fraudes. Além das campanhas de conscientização, as operadoras utilizam todos os recursos disponíveis para investigar e impedir essas práticas prejudiciais para todos.

Aqui na Pryor Global, temos experiência com a oferta de benefícios corporativos, incluindo plano de saúde e odontológico. Conte conosco para oferecer aos seus colaboradores o que há de melhor disponível no mercado. Vamos conversar?

Compartilhe essa postagem

Posts recentes

Categorias

Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




pt_BRPT_BR