Pryor na Mídia

Insights

A importância do registro na Junta Comercial para novos negócios

Se você está começando um novo negócio, certamente terá que lidar com uma série de procedimentos burocráticos, e um dos mais importantes é o registro dos atos societários da sua empresa na Junta Comercial.

Imagem 2 com o logo

A Junta Comercial é um órgão público responsável por registrar e supervisionar as atividades empresariais em um estado específico. Seu papel principal é garantir que as empresas estejam operando de acordo com as normas em vigor.

O registro e a manutenção dos documentos na Junta Comercial são obrigatórios para todas as empresas que desejam operar legalmente. Para além da regularização, o registro também oferece uma série de benefícios.

O registro na Junta Comercial garante segurança jurídica, uma vez que torna a empresa uma entidade legalmente reconhecida, estabelecendo suas regras de funcionamento. Destaca-se a proteção aos proprietários de forma pessoal, como no caso da empresa Ltda. (Limitada), na qual ocorre a limitação da responsabilidade financeira da pessoa física em relação à pessoa jurídica, ocorrendo a separação do patrimônio da empresa em casos de dívidas ou litígios legais.

Também aumenta a credibilidade da empresa junto aos seus parceiros comerciais. Com isso, o acesso ao crédito é facilitado, pois muitas instituições financeiras exigem o registro na Junta Comercial como pré-requisito para a concessão de crédito. Isso ocorre porque, para uma empresa estar legalmente constituída, é necessário o registro na Junta Comercial.

Como é o processo de registro na Junta Comercial?

O processo de registro na Junta Comercial pode variar de acordo com o tipo de empresa e a legislação local, mas geralmente segue os seguintes passos:

  • Consulta prévia de viabilidade e elaboração de documentos: antes de iniciar o registro, é recomendável realizar uma consulta prévia de viabilidade para verificar se o nome desejado para a empresa está disponível e se não há impedimentos legais para sua utilização. Para isso, recomenda-se verificar o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
  • Em seguida, é necessário preparar os documentos exigidos para o registro, que podem incluir o contrato social ou estatuto da empresa, documentos pessoais dos sócios, comprovante de endereço, entre outros, dependendo do tipo de empresa e da legislação local.
  • É necessário verificar também a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAES) e o objeto social que serão inseridos como atividade principal da empresa e atividades secundárias.
  • Protocolo na Junta Comercial e análise e aprovação: os documentos necessários são protocolados na Junta Comercial da região onde a empresa será registrada.

Após isso, os documentos são analisados pela Junta Comercial para verificar se estão de acordo com a legislação e se não há irregularidades. Em caso de aprovação, a empresa recebe um Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE).

Após o registro, é importante manter a empresa regularizada, cumprindo suas obrigações legais, como o pagamento de impostos, a entrega de declarações e relatórios aos órgãos competentes, e a renovação de licenças, conforme exigido pela legislação.

É importante ressaltar que o processo de registro na Junta Comercial pode ser complexo e exigir o auxílio de profissionais especializados, como advogados ou contadores, para garantir que tudo seja feito corretamente e dentro da lei.

Aqui na Pryor Global, temos um setor dedicado aos serviços de paralegal, pensado para agilizar processos em órgãos públicos e privados em todo o Brasil, como o registro e a legalização de empresas na Junta Comercial.

Esse tipo de processo burocrático pode ser terceirizado pela nossa equipe, permitindo que os profissionais da sua empresa foquem mais nas atividades-fim.

Fale conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Compartilhe essa postagem

Posts recentes

Categorias

Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




pt_BRPT_BR